AMIGOS DO BLOG.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

LETRA DE " FÁTIMA " DO CAPITAL INICIAL É REPUDIADA PELA IGREJA CATÓLICA!


  "FÁTIMA " É UMA HERANÇA QUE O CAPITAL INICIAL RECEBEU DA BANDA; ABORTO ELÉTRICO; QUE TINHA RENATO RUSSO NOS VOCAIS.
  A MÚSICA ESTOUROU EM 1986; MAS SÓ AGORA 25 ANOS DEPOIS; RELIGIOSOS DEVOTOS DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA RESOLVERAM MANIFESTAR SEU REPÚDIO À ESTROFE FINAL DA MÚSICA. CONFIRA:
- " TRÊS CRIANÇAS SEM DINHEIRO E SEM MORAL
     NÃO OUVIRAM A VOZ SUAVE QUE ERA UMA LÁGRIMA
     E SE ESQUECERAM DE AVISAR PRA TODO MUNDO
     ELA TALVEZ TIVESSE UM NOME E ERA FÁTIMA. "
  NÃO HÁ COMO NEGAR A PROFUNDA INFELICIDADE DOS VERSOS DESSA ESTROFE!
  TRÊS CRIANÇAS; LÚCIA, FRANCISCO E JACINTA FORAM PORTADORAS DE MENSAGENS ATRIBUÍDAS À MARIA; NA CIDADE DE FÁTIMA; PRÓXIMA À LISBOA; NO ANO DE 1917.
  ERAM PASTORINHOS; REALMENTE MUITO HUMILDES; SEM DINHEIRO COMO DIZ A LETRA; MAS SEM MORAL; POR QUÊ SEM MORAL?
  ESSAS CRIANÇAS SOFRERAM TODO TIPO DE PERSEGUIÇÃO E HUMILHAÇÃO ATÉ QUE O MILAGRE DO SOL CONVENCESSE A POPULAÇÃO LOCAL DAS APARIÇÕES DA VIRGEM.
  O QUE NÃO FALTOU A ELAS FOI " MORAL "!
  A LETRA AFIRMA AINDA QUE ELAS NÃO OUVIRAM A VOZ SUAVE DA VIRGEM; O QUE NÃO PASSA DE UM ERRO HISTÓRICO PRIMÁRIO. ELAS OUVIRAM TODOS OS SEGREDOS DE MARIA E UM A UM ELES FORAM SE REALIZANDO, FIM DA PRIMEIRA E INÍCIO DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL; ALÉM DO FIM DA UNIÃO SOVIÉTICA; APÓS A QUEDA DO MURO DE BERLIM EM 1989.
  A ÚLTIMA PARTE CHEGA A SER INFANTIL. DIZER QUE O NOME DE MARIA É FÁTIMA. QUEM APARECEU AOS PASTORINHOS FOI MARIA; NOSSA SENHORA; NESTE CASO FOI ACRESCENTADO O NOME DA CIDADE ONDE OCORRERAM AS APARIÇÕES E ASSIM, MARIA FICOU CONHECIDA COMO " NOSSA SENHORA DE FÁTIMA ".
  PORTANTO; AS CRIANÇAS NÃO SE ESQUECERAM DE AVISAR COISA ALGUMA HÁ NINGUÉM.
  CONTINUO ACHANDO " FÁTIMA " UMA BOA MÚSICA; MAS ESTA ESTROFE É UMA DAS COISAS MAIS INFELIZES QUE ALGUÉM JÁ TEVE A " IDÉIA " DE ESCREVER.
  QUEM ESCREVEU " ISSO " DEVIA ESTAR COM A CABEÇA NO MUNDO DA LUA; DE PANDORA!

2 comentários:

Anônimo disse...

Não tem nada de mais, é só uma ironia aos políticos que não dão a mínima à questão religiosa, de que Cristo morreu e ressuscitou pela humanidade, por isso o trecho diz: e no terceiro dia ninguém ressuscitou, mas é para os políticos que não fazem a democracia, o mundo foi criado pra todos, Cristo morreu por todos...e quanto à Fátima, - 'ela talvez tivesse um nome, era Fátima' - eles não a conhecem... 'E de repente o vinho virou água e a ferida não cicatrizou... - É como os políticos, fazem tudo ao contrário da criação, Deus fez o mundo pra todos! e eles querem sozinho!

Anônimo disse...

O compositor, o notável Renato Russo, não sei sobre sua religião, mas ao contrário, sua bela obra traz sensação de que teve profundo sentimento de respeito a fé, incluindo sobretudo o Cristianismo. Cada qual interpreta a arte como sente, mas a canção “Fátima”, no sentido oposto ao aqui citado no artigo, faz forte elogio a fé cristã e católica assim como aos eventos ocorridos em Fátima.

A canção explica que crer no Salvador e ter acolhido o alerta da Virgem de Fátima teria salvado os homens dos quais ele “têm pena de vocês”. Os pastorinhos pobres não tinham a “Moral”, aqui no sentido de “Prestígio”, de terem sido acreditados logo no princípio antes do milagre do Sol.

Quanto fala que eles que não compreenderam e se esqueceram de avisar, o autor está sendo irônico justamente porque os pequenos pastores compreenderam e avisaram todos muito bem!

Toda a última estrofe é calcada na figura de linguagem “Ironia”. Exemplo: cabo eleitoral dizendo que tal Governante pilantra não rouba! Perguntamos surpresos: então ele não rouba? Hã... então tá bom! Ele não rouba e damos risada como se isto fosse verdade!

A última estrofe segue lindamente agredindo com ironias de negação e absurdo. Não foi a água que se tornou vinho em Canaã conforme atesta o Evangelho de São João 2:1-11, mas é como se o vinho tivesse se tornado água. Renato ainda diz que vivemos como se a ferida da mulher não tivesse cicatrizado apenas por tocar no Manto do Senhor em meio a multidão conforme evangelho de São Lucas 8:43....

Como se o que é Limpo tivesse se Sujado quando, ao contrário, o sacrifício do Cordeiro Santíssimo trouxe derradeira oportunidade de Purificar erros e levar todos os homens e mulheres à Salvação.

Na agressão irônica final, Renato Russo diz que os homens iníquos fingem e levam suas vidas como se no terceiro dia o Cristo não houvesse retornado pela Ressurreição. Aqui Renato faz referência velada novamente ao Evangelho de São Lucas 16:19-31: “se eles não dão ouvidos a Moisés e aos profetas, tampouco se deixarão persuadir, ainda que algum dos mortos ressuscite”.

E por fim, chamar a Imaculada Mãe de Deus, e Nossa Mãe, de “Fátima”, ora é apenas um dos inúmeros nomes dela! Poderia Renato ter usado Espelho de Justiça, Sede da Sabedoria, Causa de Nossa Alegria, Rosa Mística, Torre de David, Estrela da Manhã, Consoladora dos Aflitos, Rainha da Paz, entre outros. Mas certamente Fátima era o mais adequado àquele contexto. De fato, sob este prisma, a canção não é apenas uma das mais belas do rock brasileiro... mas é quase uma música sacra.